1) Morfologia e Estrutura
2) Mecanismos de patogenicidade
Para o diagnóstico de infecções
do trato urinário são realizados dois tipos de exames, o EAS (Elementos Anormais
do Sedimento), que fornece o diagnóstico da infecção do trato urinário, a
presença de elementos sanguíneos ou bactérias e a urocultura, que identifica
especificamente o agente causador da infecção.
Os membros da família
Enterobacteriaceae crescem rapidamente em meio de cultura. A Proteus mirabilis
é uma bactéria gram-negativa, que apresentam coloração vermelha quando
dispostas ao processo de coloração de Gram.
Fonte: Google Imagens
O teste da oxidase, que
determina a presença da enzima citocromo C oxidase nas bactérias, é uma prova
usada para diferenciar as bactérias Proteus spp, que apresentam reação negativa.
Para a identificação da P.
mirabilis são necessários alguns testes, um deles é a enzima urease, que
consiste na hidrólise da ureia e da amónia que resulta em aumento do pH do meio
alcalinizando-o. É considerado positivo quando há alteração da cor do meio, caso
contrário, negativo. Neste caso, a bactéria apresenta reação positiva.
Fonte: microbeonline.com
Outro teste comum utilizado para identificá-la é o indol, que analisa as bactérias que possuem a enzima triptofanase de degradar o triptofano, levando a produção de indol, ácido pirúvico e amônia. A presença do indol é caracterizada por um anel de cor avermelhada na superfície do meio, que indica reação positiva. No caso desta bactéria a reação é negativa.
Fonte: microbiologyinfo.com
4) Patogênese e Patologia
4) Patogênese
Adesão: cateteres de ligação, tecidos do hospedeiro e bactérias vizinhas podem contribuir para a doença. A adesão é mediada por fímbrias chaperone-usher e adesinas autotransportadoras.
Motilidade: P. mirabilis enxameia através de cateteres e pode subir para os rins usando a motilidade de natação. Ambas as formas de movimento são mediadas por flagelos. As proteínas da quimiotaxia permitem que as bactérias sigam gradientes químicos.
Metabolismo: provavelmente permite o estabelecimento de um nicho nutricional, competição com outras espécies e resposta aos sinais do hospedeiro.
Eliminação de metais: a absorção de ferro e zinco são essenciais para o crescimento, mas são sequestrados pelo hospedeiro; portanto, proteínas especializadas são necessárias para que as bactérias eliminem esses metais.
Toxinas: proteínas como HpmA ( hemolisina) e Pta ( aglutinina tóxica de Proteus) podem ajudar na acessibilidade aos nutrientes, evasão imunológica ou fornecimento de superfícies para colonizar.
Formação de biofilme: Biofilmes cristalinos se formam prontamente em cateteres, e aglomerados bacterianos na bexiga podem ser um processo mediado por biofilme.
Evasão imunológica: isso pode incluir a degradação de anticorpos e peptídeos antimicrobianos, resistência à polimixina, variação do lipopolissacarídeo (LPS) e obstrução física da fagocitose.
Regulação da virulência: necessária para coordenar todas as etapas da infecção.
ARMBRUSTER CE, MOBLEY Harry LT, PEARSON MM. Patogênese da infecção por Proteus mirabilis . EcoSal Plus. Fev 2018; 8 (1): 10.1128
.
ARMBRUSTER CE, MOBLEY Harry LT, PEARSON MM. Patogênese da infecção por Proteus mirabilis . EcoSal Plus. Fev 2018; 8 (1): 10.1128
4) Patologia
4.1) Infecções do sistema urinário
4.2) Uretrite
4.3) Cistite
Essa infecção afeta sua bexiga. Cistite é causada por uma bactéria chamada Escherichia coli encontrada em seu sistema digestivo. Outras bactérias como Proteus mirabilis causam esse tipo de infecção.
A relação sexual também pode causar cistite. No entanto, você não precisa ser sexualmente ativo para obter essa infecção. As fêmeas têm maior risco de desenvolver cistite do que os homens por causa de sua anatomia.
4.4) Infecções renais
Rins são um componente do seu sistema urinário. Sua principal função é filtrar sangue. Seu rim pode ficar infectado, o que pode prejudicar suas funções. Infecções do trato urinário especialmente da bexiga podem se espalhar e afetar seus rins. Bactérias Proteus mirabilis podem se espalhar e alcançar seu rim onde causam uma infecção. Eles também podem formar pedras em seu rim.4.5) Sépsis
Esta é uma doença fatal que ocorre quando seu sistema imunológico reage a uma infecção. Normalmente, seu sistema imunológico é responsável por defender seu corpo contra infecções. Mas às vezes pode se tornar hiperativo em sua resposta a uma infecção.
Esta doença se desenvolve quando anticorpos liberados para combater infecções causam inflamação em todo o seu corpo. Esta doença é responsável por muitas mortes quando é grave.
A sepse ocorre como resultado de qualquer infecção. Proteus mirabilis pode se espalhar de uma ferida infectada em sua corrente sanguínea onde causam uma infecção. Outras causas de sepse são infecções renais, pneumonia e infecção abdominal.
4.6) Resposta inflamatória sistêmica
Esta é uma condição onde há inflamação em seu corpo. A resposta inflamatória sistêmica pode ocorrer quando seu corpo reage exageradamente a microrganismos no corpo. Choque séptico ou sepse grave formam coágulos sanguíneos que obstruem o fluxo sanguíneo ao redor do corpo. Isso priva seus tecidos corporais e órgãos de sangue e oxigênio que podem levar à morte deles.
Além do choque séptico, qualquer forma de trauma no seu corpo pode causar uma resposta inflamatória. Bactérias como Proteus mirabilis também podem entrar na corrente sanguínea e causar síndrome de resposta inflamatória sistêmica.
4.7) Pneumonia
A maior parte da pneumonia é infecciosa. Pode se espalhar de uma pessoa para outra através de gotículas de ar infectadas de uma tosse ou de um espirro. Pneumonia bacteriana e viral são contagiosas, mas pneumonia fúngica não se espalha de uma pessoa para outra.
Sintomas de Infecções Proteus Mirabilis
-Para infecções do trato urinário, os seguintes são seus sintomas:
- Você sentirá dor ou queimadura ao urinar.
- Você vai notar urina turva enquanto urina.
- Há um aumento da vontade de urinar.
- Você sente dor no abdômen.
- Você pode sentir calafrios que podem ser acompanhados de febre.
- Você também pode se sentir muito cansado.
- você terá febre mais alta e aumento da frequência cardíaca.
- Sua taxa de respiração também será maior do que o normal.
- Caso a sepse seja severa, você experimentará uma diminuição da vontade de urinar.
- Você terá dificuldade para respirar, bem como experimentar fraqueza corporal geral.
LOURENÇO,
Catarina Isabel Fernandes. Diagnóstico laboratorial em microbiologia clínica: um estudo no centro
hospitalar. 2012. Tese de
Doutorado. Faculdade de Ciências e Tecnologia.













